Connect with us

Manchetes

Deputado Bragato propõe CPI para investigar ‘Fake News’ nas eleições de 2018

Publicado

em

As chamadas “fake news”, ou notícias falsas, que inundaram as mídias digitais, polarizaram o País nos últimos anos. Preocupado com a enxurrada de informações equivocadas, que tinham o único objetivo de causar a desconfiança sobre um fato ou pessoa, o deputado Mauro Bragato propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os casos das notícias falsas que surgiram durante as Eleições de 2018, no Estado de São Paulo.

A CPI será composta por nove parlamentares e terá prazo de 120 dias para apresentar o resultado dessa investigação sobre o fato que atingiu inúmeros políticos do Executivo e do Legislativo durante o último pleito.

De acordo com o parlamentar, a divulgação de notícias falsas pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança. “Não é de hoje que as fake news existem, mas foi com o avanço da tecnologia e o crescimento das redes sociais que elas aumentaram. Muitas vezes, essa notícia falsa retrata a opinião do leitor que toma aquilo como verdade, e acaba consumindo esse tipo de material ‘noticioso’ sem confirmar a veracidade do conteúdo”.

Além da investigação, Mauro Bragato reforça que é preciso fazer um trabalho de conscientização das pessoas, utilizando a própria tecnologia (como a internet) para esclarecer os fatos. “Fakes news têm um grande poder de ‘viralizar’, ou seja, de se propagar na rede, em alguns casos pode-se perder o controle desse fluxo de informação. Não podemos deixar que essas notícias, que apelam para o emocional do leitor espalham-se rapidamente”, destacou o deputado.

Publicidade
Publicidade