Connect with us

Manchetes

Sabedoria: Destino do desenvolvimento pessoal

Publicado

em

 

Salomão foi rei de Israel e sucessor de Davi, quando iniciou o seu governo foi diante de Deus e pediu sabedoria e conhecimento. Na atualidade conhecimento e sabedoria continuam sendo ativos de grande valor para a vida em sociedade.

Muitos têm batizado a pós-modernidade como a era do conhecimento digital. A tecnologia nos surpreende a cada momento com as criativas soluções de problemas que as pessoas enfrentam em seu cotidiano. As transformações são demolidoras e disruptivas, pois derrubam processos existentes, como por exemplo o Uber na área do transporte privado e a Airbnb no espaço de hospedagem e hotelaria.

Daniel Goleman, jornalista científico, psicólogo formado por Havard e autor de diversos livros entre eles Inteligência Emocional, destaca a importância de desenvolvermos a inteligência emocional, ou seja, a SABEDORIA. Ela é um nome que vem desde a antiguidade para atribuir a capacidade de sermos sensatos e prudentes, termos compaixão, possuirmos autoconhecimento experiencial e exalarmos virtudes como a ética e a benevolência.

Para o cidadão do século XXI é necessário ir além do conhecimento puro, pois este deve estar lubrificado pelas competências socioemocionais preconizadas pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum), como: Comunicação, autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação.

Nos dias atuais o sucesso profissional não é avaliado somente pelo currículo que o trabalhador possui, mas também pelo grau de sabedoria que domina. Há casos de profissionais com conhecimento técnico e acadêmico extraordinário que não conseguiram lidar com o chefe difícil, o colega chato e outras pressões diversas do ambiente laboral. Precisa-se de muito jogo de cintura para lidar dentro do trabalho real com os reclamões, faladores, vingativos, fofoqueiros, os verdadeiros exterminadores da alegria alheia.

Ter sabedoria é mais valioso que o Quociente de Inteligência (QI), mesmo porque temos diversas inteligências.

Com sabedoria conseguimos adquirir ferramentas para solucionar problemas cotidianos. Eles são inevitáveis, vêm a cavalo… opa! Hoje vêm a WhatsApp. Sem perder o bom humor “kkk”. Aquele que tem emoções saudáveis consegue lidar com boa parte dos problemas e ainda cresce e amadurece na vida.

Para ser sábio é necessário ter o domínio próprio, pois os pensamentos geram os sentimentos e estes estabelecem comportamentos. Por isso, é salutar pôr em prática o ensinamento do Apóstolo Paulo na Carta de Filipenses capítulo 4 verso 8: … tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, seja isso que ocupe o vosso pensamento.

A empatia é um elemento que compõe as atitudes daquele que tem preparo emocional. Somos seres sociais e se utilizarmos bem a empatia podemos transformar positivamente o mundo ao nosso redor. Não quero cair no reducionismo que com empatia se resolve tudo, mas ela pode ser o instrumento para a prevenção de muitos problemas de relacionamentos.

Se não primarmos pelo o equilíbrio emocional, as emoções gritarão em nossa existência e calarão a nossa razão. Precisamos respeitar a lei da semeadura. O nosso futuro depende da qualidade da semente que plantamos hoje. Sendo assim, cabe uma pergunta: Somos hoje o que plantamos ontem? O destino acata o nosso livre arbítrio.

As afirmativas anteriores são necessárias pois precisamos aprender lidar com pessoas difíceis. Nossos conflitos de relacionamentos vêm da falta de habilidades sociais para conviver com seres complexos.

É necessário desenvolver a mansidão e a temperança, porque em um momento de conflito uma resposta mais calma e tranquilo pode (possibilidade e não certeza) afugentar a fúria do interlocutor.

Os problemas de relacionamentos ocorrem em boa medida devido cada ser humano ter um conjunto de características muito próprias, pois possuem manias diferentes, educação distinta e cosmovisão díspares dos demais.

Imaginemos o quanto de sabedoria foi necessário para Steve Jobs conseguir suportar a demissão de sua própria empresa, a Apple e depois voltar para ela, tornando-a numa das maiores empresas do mundo. Nelson Mandela teve que ter muita resiliência e motivação para aguentar os 27 anos de prisão e depois ser o presidente da África do Sul sem se deixar dominar pelo espírito de vingança.

Sem sabedoria o egoísmo tomo conta de nosso ser, e com isso, ficamos presos aos nossos umbigos e perdemos a chance de contribuir com a humanidade e somar ao coletivo, nos levando a estagnação de nosso desenvolvimento psíquico, biológico, social e espiritual.

A gratidão é a vacina contra o egoísmo e ela não sai de moda. A gratidão é o exercício de quem venceu os medos, a estupidez e a soberba.

A sabedoria se constrói com muitas experiências e alicerçada pela gratidão. A escolha é nossa! Ser grato, uma decisão interna, ou ser ingrato devido às pressões externas e com isso, não atingir o ápice da sabedoria.

Faça sua escolha.

Aguinaldo Adelino Carvalho
Professor, Teólogo e Psicoterapeuta.

Publicidade
Publicidade