Connect with us

Cidades

Flórida registra 96 casos de dengue

Publicado

em

Diante da pandemia do novo coronavírus que tem modificado a vida da população, outro velho problema preocupa as autoridades de Saúde: a dengue.

Em Flórida Paulista, nos primeiros quatro meses do ano foram confirmados 96 casos da doença. O dado é da Vigilância Epidemiológica do município.

O número representa o aumento de 20 casos, se comparado ao mesmo período em 2019, quando foram registrados 76 casos.

https://media.giphy.com/media/h20bWSLPYSp4UZv3uK/giphy.gif
Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes receberam assistências médicas e passam bem. As ações de combate aos transmissores da dengue também foram intensificadas, com visitas aos imóveis e orientações aos moradores, bem como bloqueio das regiões onde os casos foram registrados.

 

SINTOMAS

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar a morte.

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

 

PREVENÇÃO

Não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não existe nenhuma vacina ou droga antiviral. Então, o único jeito de prevenir a doença é o combate ao mosquito da dengue.

Para isso, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

 

https://media.giphy.com/media/ZZTjLLRuaRXPgKKm0n/giphy.gif
 

Publicidade
Publicidade