Connect with us

Geral

ARTIGO: O pensamento equilibrado durante a Pandemia

Publicado

em

Na Bíblia existe um profeta chamado Jeremias. Sua obra destaca o avanço terrível dos Babilônios contra os Judeus. Ele escreve um verso que pode muito nos ajudar nos dias atuais “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Jeremias 29:11.

Como naquele tempo os judeus enfrentavam um sério problema, nós estamos também numa situação muito adversa, a pandemia de Coranavírus. Por isso, podemos fazer um paralelo sobre um comportamento muito importante, o cuidado com os pensamentos. Podemos perceber que Jeremias fala do pensamento de Deus. Então lanço uma pergunta: caro leitor, como estão os seus pensamentos neste dia?

https://media.giphy.com/media/L32KgaJNfr7WPjsXKS/giphy.gif
Ao ficarmos, somente, pensando nas coisas que não temos como resolver, isso pode atrapalhar a solucionar os problemas que temos condições de transformar de forma positiva. Por exemplo, algumas pessoas ficam desesperadas porque ainda não há uma vacina comercial para a Covid-19, (apesar de existir estudos promissores) e deixam de fazer o que é possível para uma grande parte da população: as medidas sanitárias de higienização e distanciamento social.

Nossa vida é como um barco e não devemos deixar o desespero e o medo estarem com as mãos no leme durante a tempestade. Governando nossos pensamentos podemos aprender muito neste tempo de elevada tensão. Devemos começar a fazer perguntas internas que podem mudar o nosso trajeto existencial. Será que meus hábitos alimentares estão corretos? Devo continuar com minhas convicções políticas? Meu nível de atividade física é razoável para uma boa saúde? Como estão meus relacionamentos familiares? Essas perguntas nos colocam em posições reflexivas para ações práticas que podem nos mover dentro de nosso modo de vida.

A Psicologia Cognitiva Comportamental entende que o intercâmbio entre crenças, pensamentos, sentimentos e comportamentos afetam o modo de vida do sujeito. Ela diz que os contratempos emocionais não são somente, consequências das circunstâncias em si, mas também, das compreensões e atuações dos acontecimentos internos e externos, que geram o modo como interagimos com uma circunstância.

Para a criação das novas maneiras e condutas que sejam favoráveis é necessária contrabalancear o intercâmbio entre os pensamentos, sentimentos e comportamentos, identificando crenças limitantes e trabalhando transformações de modelos de pensamentos e comportamentos para situações mais adequadas.

Então a partir do momento que começamos a acreditar que podemos vencer essa batalha contra o vírus, confiamos que as orientações feitas pelas autoridades de saúde são eficientes, colocamos em prática as “táticas de guerra” para vencer a expansão da doença, aquilo que está apenas no plano das ideias começa a se materializar em resultados palpáveis.

O pensamento tem um poder transformador. Tudo que existe no mundo físico, primeiro foi gestado no pensamento. Vital Brasil, imunologista, brasileiro de fama internacional, antes de criar o soro antiofídico idealizado para combater as implicações causadas por venenos de diferentes tipos de cobras, primeiramente pensou no problema de saúde e nas possíveis soluções. Ninguém sai de sua cama cedo e ao meio dia “faz” uma invenção de algo inexistente resolvendo problemas sérios da humanidade. O pensar vem antes do fazer.

Assim sendo, é imperioso sabermos pensar de modo positivo, termos fé e esperança em dias melhores, pois ao calibrar a maneira de enxergar as informações podemos aprimorar o modo de trabalho do nosso corpo. E o oposto também é verdadeiro, se o medo oriundo de um pensamento interno e não coerente na sua intensidade, faz com que toda incitação virtual (na mente) seja entendida como real, acionando as estruturas de defesa, sem real necessidade e o estresse sobrecarregará o corpo, fazendo com que o sistema imunológico fique debilitado, facilitando a entrada de diversas doenças, dentre elas a Covid-19.

Vamos nos organizar internamente, porque a saúde mental está dentro de nós, mesmo que os aspectos externos nos pressione, vamos cuidar do jardim interior dos pensamentos. Para o filósofo grego estóico Epiteto “qualquer pessoa capaz de te irritar se torna teu mestre; ela consegue te irritar somente quando você se permite ser perturbado por ela”.

Não se desesperar com a crise é um grande ativo para vários aspectos da vida. Então é hora de fazermos planos com responsabilidade social, pois o que uma pessoa faz afeta os seus pares. Vamos usar as oportunidades que temos para estudar, praticar a solidariedade, melhorar as condições físicas nossa e do próximo, aprofundar em nossa vivência de espiritualidade e deixo para você continuar a lista.

Para terminar precisamos experimentar de forma coletiva e socialmente distante a empatia, a conversação, a resolução das confusões (principalmente as tretas virtuais) e o auxílio mútuo, fazendo-se respeitar e gerar a consideração ao outro nos seus direitos, sem preconceitos de qualquer espécie. 

 

Aguinaldo Adelino Carvalho

Palestrante, Professor, Psicoterapeuta e Teólogo

 

https://media.giphy.com/media/Pk3EPUuEscY7KNVeQG/giphy.gif

Publicidade
Publicidade