Connect with us

Polícia

Sistema prisional no Oeste Paulista tem 67 confirmações e cinco mortes de servidores por Covid-19, diz sindicato

Publicado

em

Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) apontou que 67 funcionários penitenciários foram infectados pelo novo coronavírus em presídios na região de Presidente Prudente. De acordo com o sindicato, cinco servidores que atuavam no Oeste Paulista morreram em decorrência da Covid-19.

O levantamento foi realizado a partir de informações fornecidas pela própria categoria e apuradas pela direção do sindicato.

No Estado, são 185 servidores penitenciários infectados e 14 mortos.

De acordo com o Sifuspesp, a morte mais recente é a do policial penal Antônio Dantas, de 60 anos, que trabalhava no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu e faleceu nesta sexta-feira (5), após período de internação em um hospital de Osvaldo Cruz. Ele deixa esposa e três filhos.

No levantamento de dados do sindicato, a região do Oeste Paulista é a mais afetada pelo novo coronavírus.

“O coronavírus segue se alastrando pelo sistema prisional, e tanto a Secretaria de Administração Penitenciária quanto o governador João Doria [PSDB] continuam fazendo vistas grossas, de olhos fechados para a gravidade da situação e sem fornecer os testes rápidos em massa para os trabalhadores e para os detentos. É uma bomba relógio com milhares de vidas em risco”, afirmou Fábio César Ferreira, presidente do Sifuspesp.

De acordo com o Sifuspesp, o sindicato continua travando uma batalha na Justiça, com ação no Ministério Público do Trabalho reivindicando os testes rápidos em massa, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) para a pandemia no ambiente carcerário.

Casos de Covid-19 em penitenciárias do Oeste Paulista

UNIDADE PRISIONAL CONFIRMADOS MORTES
Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu 15 1
Penitenciária de Dracena 2 1
Penitenciária de Irapuru 5
Penitenciária de Junqueirópolis 7
Penitenciária de Lucélia 1
Penitenciária de Presidente Prudente (regime fechado) 10 1
Penitenciária 1 de Presidente Venceslau 1
Penitenciária de Tupi Paulista (feminina) 2
Penitenciária de Tupia Paulista (masculina) 14
Penitenciária de Martinópolis 1
Penitenciária de Pracinha 9 2
TOTAL 67 5

SAP

G1 solicitou um posicionamento sobre o caso para a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP). Em resposta à reportagem, a SAP enviou a seguinte nota:

A Secretaria da Administração Penitenciária, ao contrário do que afirma o sindicato, vem atuando intensivamente para a proteção de nosso servidores na atual sintuação de pandemia.Sempre sob orientação do Centro de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado de São Paulo, foram adotadas diversas medidas, como a restrição de entrada de pessoas nas unidades prisionais; ampla distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, especialmente máscaras reutilizáveis, além de álcool gel e outros insumos de proteção. A testagem em massa da população paulista foi planejada por órgãos técnicos da área de saúde e contempla os servidores do sistema prisional, bem como os custodiados, em sua segunda fase, com início previsto para os próximos dias.O presidente do sindicato participou, há poucos dias, de reunião na sede da SAP, oportunidade em que lhe foi informada tal circunstância de maneira detalhada. Por isso, causa espécie a manifestação do presidente indigitado.

A Pasta se solidariza com a dor dos familiares do servidor Antônio Dantas, funcionário do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu que faleceu vítima da Covid-19. Ao todo, tivemos cinco óbitos entre funcionários de presídios da região:além de Dantas, Aparecido Cabriotti, da Penitenciária de Dracena; Moacir Batista e José Rodrigo Ferreira, que trabalhavam na Penitenciária de Pracinha e Tânia Magali da Silva, que era servidora da Penitenciária de Presidente Prudente. No CPP de Pacaembu, outros seis servidores se curaram da doença. Um funcionário da Penitenciária de Irapuru também já está curado da Covid-19. Dois servidores da Penitenciária de Junqueirópolis tiveram a doença, sendo que um se curou e outro ainda está em tratamento. Na Penitenciária de Lucélia, três funcionários tiveram Covid-19, mas estão curados. Na Penitenciária de Presidente Prudente, quatro funcionários conseguiram vencer a doença. Na Penitenciária II de Presidente Vencelau, um funcionários teve a doença mas conseguiu se curar. Na Pentienciária Feminina de Tupi Paulista, uma funcionária está curada. Em Pracinha, nove servidores tiveram Covid-19 mas estão todos curados. Em todo o Estado, há 141 servidores confirmados com COVID-19, desses, 14 faleceram. Todo servidor com suspeita de diagnóstico do Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.


 

Publicidade
Publicidade