Connect with us

Geral

Homem fica sem andar após acidente e luta por exame há uma semana

Publicado

em

Um homem de 37 anos que ficou ferido em um acidente com moto em São Vicente, no litoral de São Paulo, está internado, com fortes dores, aguardando transferência a uma instituição de atendimento especializado, segundo relatou a família nesta terça-feira (30). De acordo com a esposa, o médico a alertou sobre a possibilidade do marido ter tido uma grave fratura na coluna, mas o hospital em que ele está internado não realiza o procedimento cirúrgico.

Adeilton José da Silva sofreu um acidente na terça-feira passada (23) e foi encaminhado ao Hospital Municipal, o antigo ‘Crei’. “Ficamos sem comunicação total com ele por dois dias, porque não deixaram que nenhum familiar o visse no hospital nesse tempo. Só conseguimos vê-lo na sexta pela tarde”, relata a dona de casa Silvania Francisca da Silva, de 33 anos, esposa do rapaz.

Conforme explica a família, além das escoriações, Adeilton teve um ferimento mais grave na cabeça, e de acordo com um parecer médico, pode ser que tenha tido uma fratura séria na coluna. Porém, o diagnóstico correto só será dado após o exame de ressonância, que ainda não foi realizada.

A esposa afirma que o tempo de espera mostra o descaso do poder público e está preocupada com a gravidade do caso. “Ele sente dores e enquanto não sai essa ressonância, ele está sendo dopado de remédio. Está há uma semana sem conseguir andar e nós muito preocupados”, acrescenta.

De acordo com a família, principalmente em relação a transferência de hospital, está sendo mais difícil de resolver devido a pandemia. Desesperados pela vaga, os familiares chegaram a compartilhar o caso e pedir ajuda nas redes sociais.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que o paciente deu entrada na Unidade de Saúde no dia 24, às 23h24, trazido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vítima de queda de moto.

O paciente estava confuso e apresentava escoriações. Imediatamente foi avaliado pela traumaortopedia, cirurgia geral, bucomaxilo, clínica médica e Neurocirurgia. De acordo com a Sesau, ele se encontra estável e no momento não necessita de intervenção cirúrgica, permanecendo internado, com acompanhamento da equipe da Neurocirurgia. A prefeitura também afirma que já foi solicitada a transferência e ressonância de coluna torácica, ambos por meio da regulação CROSS.

Já o Departamento Regional de Saúde (DRS) da Baixada Santista informa que a ficha de Adeilton foi inserida nesta segunda-feira (29) no sistema de Regulação e alterada pelo próprio serviço de origem. Está em andamento o processo de contato com unidades de referência em Neurocirurgia da região, para que ele seja transferido a uma unidade especializada.

O DRF ainda afirma que não basta a disponibilidade de vaga para efetivação da transferência, que depende também quadro estável e sem infecções para segurança da própria paciente.

Publicidade
Publicidade