Segundo ele, a cobertura vacinal foi atingida para idosos, mas ficou abaixo da meta para outros grupos. “Posteriormente, com o avanço da pandemia, outros grupos tiveram uma cobertura abaixo da nossa meta inicial de 90%. No entanto, a vacinação é extremamente importante por várias razões. A primeira porque influenza também pode ser uma doença grave, que pode levar à internação e ao óbito. E, quanto maior a cobertura que conseguirmos, menor o número de casos que vamos ter e menor será a pressão no serviço de saúde”, afirmou.

O governo do Estado informou que a cobertura vacinal entre crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, ficou abaixo de 60% e reforçou a importância da imunização para esses grupos. Até a última semana, mais de 14,2 milhões de doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em São Paulo.

Ainda segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a orientação é para que haja organização de filas nos postos, a fim de evitar aglomerações. Será feita uma triagem, a fim de identificar se a pessoa tem algum sintoma de problema respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar. Nesses casos, a pessoa não será vacinada.