Connect with us

Cidades

Feriado prolongado registra aglomeração de pessoas em rios e represas da região

Publicado

em

Com a chegada da fase amarela do Plano São Paulo, os rios e represas da região de Presidente Prudente estiveram lotados desde o último sábado (5), devido ao feriado nacional prolongado em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta segunda-feira (7). No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, essa aglomeração pode aumentar as chances de contágio da doença.

Vídeos e imagens enviadas mostraram a movimentação intensa no Balneário Laranja Doce, em Martinópolis. Muitos carros com som alto, pessoas sem cumprir o distanciamento social, bebendo e dançando nas ruas ao redor da represa. Por conta da qualidade dos vídeos, não é possível notar se as pessoas estão usando máscaras. No entanto, a aglomeração foi constatada. Ainda nesta segunda-feira (7), diversas pessoas foram até o Balneário Laranja Doce.

No Salto Botelho, que fica no Rio Aguapeí, em Lucélia, imagens de aglomeração de pessoas. 

Outro balneário que também teve registro de descumprimento do distanciamento social foi o de Presidente Epitácio. Grande quantidade de pessoas na orla, na areia e a imensa fila de carros estacionados.

Em Rosana, também flagraram muitas pessoas se divertindo e querendo se refrescar nas águas dos rios Paraná e Paranapanema.

Lucélia

De acordo com a Secretaria de Assuntos Jurídicos de Lucélia, a Prefeitura enviou ofício ao batalhão da Polícia Militar, solicitando patrulhamento no Salto Botelho, nesta segunda-feira (7).

Martinópolis

Em Martinópolis, a Defesa Civil informou por meio e nota, que o Departamento de Trânsito e Segurança Pública irá se reunir com as forças policiais.

A Operação Verão no município tem início em outubro e é realizada até março de cada ano, no entanto, a Defesa Civil informou que já está sendo alinhado para que os trabalhos sejam antecipados.

Panorama

A Secretaria de Turismo de Panorama disse que o balneário municipal segue parcialmente fechado, podendo apenas ser usado a pista de caminhada. Informou ainda que o banho no rio, uso das áreas de camping e quiosques estão proibidos. O balneário municipal está fechado desde o dia 23 de março

Presidente Epitácio

A Prefeitura de Presidente Epitácio disse que diante do decreto que permite a consumação em bares, restaurantes e afins, os quiosques da orla podem funcionar com a capacidade reduzida do estabelecimento.

A Prefeitura ainda informou que está tomando as medidas cabíveis para intensificar a fiscalização para que a população e o comércio não venha a ser prejudicado por possível descumprimento de outros.

Rosana

A Prefeitura de Rosana informou que realiza campanha de conscientização em prevenção à proliferação do novo coronavírus durante o feriado prolongado.

As equipes das secretarias de Turismo, Saúde e Vigilância Epidemiológica, acompanhadas pelo efetivo da Polícia Militar, estiveram no balneário no fim de semana, realizando ação educativa aos visitantes, com distribuição de panfletos, aferição de temperatura e orientações de dispersão às aglomerações.

Com o aumento dos casos de contaminação e seguindo as determinações do Plano São Paulo de retomada consciente e faseada da economia devido à pandemia do novo coronavírus, bem como do artigo 9º do decreto municipal (nº 3.180/2020) de 10 de julho de 2020, que fala expressamente sobre a interdição das áreas de uso comum que geram aglomerações de pessoas, a Prefeitura anunciou na última segunda-feira (31), o reforço às medidas de interdição das áreas de quiosques, banho e camping, do balneário municipal por tempo indeterminado, devido ao descumprimento das regras de isolamento e distanciamento social por parte da população e visitantes.

A medida tem como objetivo eliminar a concentração de pessoas em toda área de lazer para evitar o aumento do contágio, evitando dificultar ainda mais as ações dos órgãos de saúde.

Uma equipe de fiscais da Prefeitura, acompanhada por força policial, está realizando e acompanhando as áreas interditadas do balneário.

Publicidade
Publicidade