Connect with us

Geral

Saud, do MDB, é eleito prefeito de Taubaté

Publicado

em

Saud, do MDB, foi eleito neste domingo (29), em segundo turno, prefeito de Taubaté (SP) para os próximos quatro anos. Ele venceu a candidata Loreny, do Cidadania, nas urnas.

Com 99,83% das urnas apuradas, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Saud tinha 92.545 votos (65% dos votos válidos), ante 49.842 votos de Loreny – o que representa 35% dos votos.

A eleição em Taubaté tinha 31,5% de abstenção, 3,19% votos brancos e 5,82% votos nulos.

A vitória de Saud nas urnas quebra um ciclo de oito anos de gestão tucana na cidade, que já havia se confirmado após o candidato apoiado pelo atual prefeito Ortiz Júnior (PSDB), ficar em terceiro nas urnas no 1° turno.

Além de Saud e Loreny, também disputaram as eleições em Taubaté os candidatos Capitão Souza (PRTB), Chico Oiring (PSC), Dodô (PTC), Eduardo Cursino (PSDB), Fabiano Vanone (Podemos), Professor Ronaldo (PSOL), Professor Fernando Borges (PCdoB) e Salvador Khuriyeh (PT).

Perfil

O novo prefeito tem 57 anos e é empresário. Ele é formado em física e engenharia civil e já dirigiu a Associação Comercial de Taubaté. A vice é Adriana Mussi, presidente do Conselho Tutelar da cidade.

Essa foi a segunda vez que Saud concorreu ao cargo de prefeito. Em 2016, ele ficou em 3° lugar na disputa eleitoral, quando recebeu 23.742 votos.

O emedebista teve experiência em cargo público em 2013, quando ocupou o cargo de secretário de Turismo e Cultura na gestão de Ortiz Júnior. Ele pediu demissão com a alegação de que iria se dedicar a projetos especiais.

Propostas

O plano de governo de Saud é dividido em quatro eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, sustentabilidade e promoção da participação democrática.

Ao longo do plano de governo, Saud promete promover a inovação tecnológica e criação de um programa para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Também propõe implantar teleatendimento e tornar digitais os protocolos da prefeitura. Saud também disse que irá disponibilizar wi-fi gratuito.

Na saúde, ele propõe concursos públicos para ampliar o quadro de funcionários e mutirões de cirurgias de baixa complexidade. Já na educação, ele quer garantir o ensino infantil para as crianças e a valorização dos professores.

O candidato também promete levar cultura para os bairros e fazer parceria público-privada para o esporte de alto rendimento. Na segurança, ele promete reforçar o monitoramento eletrônico e ampliar a atividade delegada e fortalecimento da Guarda Municipal.

Saud ainda promete implantar um pronto-socorro veterinário e criar um projeto habitacional, com o objetivo de entregar terrenos e materiais de construção para o munícipe.

Publicidade
Publicidade