Connect with us

Geral

Elogiada por Bolsonaro, Chapecó tem mais mortos por Covid que a média nacional

Publicado

em

A cidade de Chapecó , elogiada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela gestão da pandemia —  e que receberá a visita do mandatário nesta quarta-feira (7) — tem mortalidade por Covid-19 maior que a média nacional. Até a tarde desta terça-feira (6), a cidade tinha 97% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As informações são do G1.

A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes da doença no município é de 238,8. O índice é maior do que a média nacional, atualmente em 158,3, e estadual, com média de 158,1, segundo dados do Ministério da Saúde.

Na segunda-feira (5), Bolsonaro disse que a prescrição dos remédios utilizados no tratamento precoce foram responsáveis pela melhora da situação epidemiológica do município.

“Aquele município [Chapecó], com toda a certeza e em mais e em alguns estados também, o médico tem a liberdade total para trabalhar com o paciente, total. E esse é o dever do médico, é uma obrigação e um direito dele. Não tem um remédio específico, ele trata da melhor maneira possível. Por isso, os índices foram lá para baixo”, disse.

Em fevereiro, porém, para conter o colapso do sistema de saúde da cidade, a prefeitura de Chapecó restringiu a circulação e fechou atividades não essenciais como restaurantes, igrejas, parques e praças. Os números melhoraram.

Ontem (5), o prefeito João Rodrigues disse que a cidade tinha “zerado” os leitos de UTI devido ao tratamento precoce. Especialistas, contudo, dizem que as restrições adotadas na cidade foram as responsáveis pela contenção do aumento de contaminações.

 

Publicidade
Publicidade