Connect with us

Polícia

Polícia Civil prende três pessoas em flagrante por furto de energia elétrica

Publicado

em


Uma operação realizada pela Polícia Civil e equipes da distribuidora de energia Elektro prendeu três pessoas em flagrante suspeitas de realizar ligações clandestinas de energia elétrica, conhecidas popularmente por “gatos”, em Dracena, nesta quarta-feira (11).

De acordo com a concessionária, o volume de energia recuperado é suficiente para abastecer, aproximadamente, 120 residências durante um mês. Foram identificadas três fraudes em residências localizadas nos bairros São Francisco, Jardim Alvorada e Jardim Brasilândia.

No primeiro semestre de 2021, a Elektro recuperou 31,06 GWh de energia com as ações da Operação Varredura.


Ao todo, foram 26 mil inspeções, oito operações com o apoio policial e a substituição de 33 mil medidores obsoletos ou com defeito. As ações de combate às ligações clandestinas serão intensificadas até o fim do ano.

“Gato”

Ainda conforme a concessionária, o “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão.

Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.


Publicidade
Publicidade