Connect with us

Polícia

Droga é encontrada em escova enviada para penitenciária

Publicado

em


Funcionários da Penitenciária de Irapuru interceptaram nesta terça-feira (21) seis tiras de papel que continham o entorpecente sintético conhecido como “K4” e que estavam escondidas dentro dos cabos de duas escovas de dentes que haviam sido enviadas a um preso que cumpre pena na unidade.

Os agentes de segurança penitenciária descobriram a droga no momento em que realizaram a inspeção de praxe no embrulho da encomenda destinada ao detento.

Os materiais ilícitos foram apreendidos e encaminhados à Polícia Civil, que investigará o caso.

Já o preso que receberia a droga foi incluído preventivamente no pavilhão disciplinar da penitenciária para averiguação do episódio.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), a pessoa responsável pelo envio da droga ao preso foi identificada e suspensa do rol de visitantes do sistema carcerário.

Droga sintética

A K4, popularmente conhecida como maconha sintética, é formada por substâncias que simulam ou têm uma reação muito parecida com a do THC, que é o princípio ativo da droga, porém, muito mais potente.

Na forma líquida, ela é borrifada em pedaços de papel na tentativa de burlar a vigilância dos agentes penitenciários. Nas unidades prisionais da região de Presidente Prudente, as apreensões desse entorpecente têm sido cada vez mais comuns.


De acordo com informações fornecidas pela Polícia Civil, a K4 em si não é uma droga, mas é uma forma de produção em que o entorpecente é manipulado para a forma líquida e, em sequência, a referida substância acaba impregnada em papel. A origem de sua constatação se iniciou com a maconha sintética e, atualmente, sua produção engloba todos os tipos de drogas.

Publicidade
Publicidade