Connect with us

Geral

Autismo infantil: O que é e como identificar os sinais?

Publicado

em


O que é o autismo infantil? Quais são os sintomas?

Será que é autismo? Essa dúvida é bastante comum entre pais e mães de crianças com dificuldade de linguagem e comunicação.

Esses sinais podem ou não ser sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas como ter certeza?

O autismo é uma condição que modifica como a pessoa lida e se comunica com o mundo ao redor. São várias nuances, como se fosse um arco-íris. O autismo pode ser leve, moderado e severo, isso indicará o quanto a criança precisará da família e dos médicos ao longo da vida.

 O autismo infantil pode ter condições secundárias, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), distúrbios do sono que pode atingir em média 80% crianças autista e dificuldades motoras. A criança autista pode bater muitas palmas e balançar o corpinho sem parar.

Quando nervoso, bate a cabeça no chão e na parede.  Essa é uma forma de dizer me entenda, eu não quero isso.

Os sinais geralmente são perceptíveis por volta dos 3 anos.

Em bebês é comum o maior interesse por objetos do que por pessoas, além de uma certa apatia.

 A criança autista pode tanto ficar exclusivamente com os cuidadores quanto não diferenciar um colo de outro. Não troca sorrisos, não se importa com a presença de outras crianças. Não demonstra reações as novidades. Não olham nos olhos da mãe durante a amamentação.

Crianças com autismo podem dispensar bater palminha, dar tchauzinho e jogar beijinhos. Não respondem a chamados. É normal os pais pensarem que a criança não ouve. A criança tem atraso na fala e demora em formar frases. Brincam de forma organizada, podem ficar horas olhando um ventilador ligado. Selecionam alimentos.

Ao identificar algumas características dessas em sua criança não se desespere, busque ajuda de profissionais da saúde não só para a criança, mas para você também. Isso é importante para sabermos como lidar com as situações que vão surgir. Autismo não é doença é um transtorno, e não tem cura.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade. Atendimento presencial e online, contato: (18) 99725-6418


Publicidade
Publicidade