Connect with us

Geral

Sistema de rastreamento ajuda polícia a recuperar tratores furtados escondidos em mata fechada

Publicado

em

As polícias Civil e Militar de Lins (SP) participaram nesta semana dos trabalhos de recuperação de dois tratores que foram furtados de uma fazenda em Getulina (SP) e que estavam escondidos em uma região de mata fechada entre Lins e Cafelândia (SP).

Segundo a Polícia Civil, a localização do maquinário agrícola, avaliado em cerca de R$ 800 mil, foi realizada por um sistema de rastreamento que utilizou até um avião para buscar o sinal emitido por aparelhos instalados nos tratores.

No início desta semana, assim que o sinal foi localizado próximo ao km 6 da Estrada Lins Monlevade, na zona rural da cidade, agentes da empresa e policiais foram ao local e adentraram à mata fechada até localizar os dois tratores, que estavam próximos um do outro.

Além da PM e de policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Lins, também foi acionado um perito da Polícia Científica de Lins. Logo em seguida, os tratores foram devolvidos aos donos.

De acordo com o boletim de ocorrência, o furto das duas máquinas agrícolas aconteceu na noite do último domingo (14). Os donos da propriedade disseram que os tratores estavam estacionados no meio da plantação de eucalipto da fazenda.

Como as máquinas possuíam sistema de monitoramento, a empresa de rastreamento foi acionada antes mesmo do registro do furto na polícia, só realizado na manhã do dia seguinte. Ninguém foi preso, mas a Polícia Civil investiga o caso.

Avião e tecnologia de radiofrequência

Segundo a empresa responsável pelo sistema de rastreamento que localizou os tratores, os maquinários agrícolas estavam dotados de localizadores com tecnologia de radiofrequência.

Essa tecnologia é considerada ideal para casos como este, de furtos onde o equipamento pode ser escondido em região de mata fechada. O sistema de radiofrequência não perde a conexão mesmo em locais fechados e se mantém emitindo sinais.

Assim que recebeu o aviso de furto, a empresa ativou as antenas fixas do sistema, mas também solicitou o apoio da aeronave mais próxima, que estava em Piracicaba.

“Como a região é de mata, a aeronave também foi fundamental, já que em locais de muita vegetação não é possível entrar com carro”, explica Vitor Corrêa, coordenador do Centro de Operações da empresa.

A aeronave rastreou mais de 30 cidades no interior do estado de São Paulo, passando por centros como Campinas, Piracicaba, Bauru, Marília, Botucatu, Araçatuba, Assis e Presidente Prudente.

Assim que a aeronave localizou o sinal da radiofrequência, as equipes terrestres, com apoio das polícias Militar e Civil, se deslocaram ao ponto exato onde estavam os tratores.

Publicidade
Publicidade